Avaliação Psicológica

 

Avaliação Psicológica para Condutores

 

Realizamos os Exames Psicológicos especializados para o Setor Rodoviário exigidos pelo IMT (Instituto de Mobilidade dos Transportes) conforme o Regulamento da Habilitação Legal para Conduzir: Decreto-Lei n.º 313/2009, de 27 de Outubro.

Efetuamos Avaliações Psicológicas para a Obtenção e/ou Renovação de licenças:

 

Categoria 'B' (ligeiros - mediante requisição médica)

Categoria 'C' / 'C+E' (pesados de mercadorias)

Categoria 'D' / 'D+E' (pesados de passageiros)

Avaliação de aptidão para a condução

Troca de carta Estrangeira ou Militar

 

Realizamos também avaliações psicológicas para Condutores do Grupo 2, destinados a:
 

Condutores de Veículos Pesados de Mercadorias Perigosas (ADR)

Motoristas de Táxi

Condutores de transporte coletivo de crianças (TCC)

Condutores de Veículos Prioritários (Ambulâncias e Veículos de Bombeiros)

Condutores de Veículos Especiais

Motoristas de TVDE

 

Documentos Necessários: Documento de Identificação (Bilhete de Identidade ou Cartão de Cidadão), Número de Contribuinte, Carta de Condução

A Avaliação Psicológica consiste em vários exercícios com a finalidade de avaliar diferentes áreas cognitivas e psicomotoras do condutor. Os testes destinam-se a medir a capacidade de concentração, percepção, coordenação, atenção e outras reações importantes para o exercício da condução com segurança, além do perfil de personalidade do examinado. O tempo médio dos testes é de 60 minutos. A entrega do relatório é feita após o teste.

 

O trabalho realizado neste domínio é reconhecido pelo IMT e pelos Centros Regionais de Saúde, contemplando as disposições legais para obtenção ou revalidação das cartas de condução.

 

__________

 

Avaliação de Competências Psicomotoras

 

Incurso Capital Humano  possui um bem equipado laboratório de testes de avaliação psicomotora, orientado para a avaliação de competências em contexto de trabalho.

Com uma longa experiência de prestação de serviços ao tecido empresarial português, nomeadamente na área da indústria e dos transportes, a equipa  está habilitada a apoiar as empresas na avaliação dos seus recursos humanos, quer no sentido de potenciar a segurança das operações quer no ganho de produtividade.

A nossa intervenção faz-se tanto no âmbito do cumprimento da legislação em vigor, a nível rodoviário como atuando em parceria com os empresários no sentido de identificar os melhores recursos humanos para a operação dos seus equipamentos ligeiros e pesados (máquinas em geral, equipamentos de precisão, empilhadores, gruas, pórticos).

 

 

.